Dicas de alimentação saudável

Uma alimentação saudável e equilibrada é principal passo para ter mente sã em corpo sã e para afastar a ocorrência de imensas doenças. O segredo para uma alimentação saudável é incluir na sua alimentação diária uma variedade de alimentos, sempre com peso e medida. No seu cardápio deve incluir cereais, frutas, vegetais, produtos lácteos e carnes, aves, peixes entre outros alimentos, para além da água.

Para quem deseja perder pesa, a alimentação saudável é a melhor solução, esqueça as dietas malucas e pobres e aprenda a comer correctamente. A par de uma alimentação equilibrada deve fazer algum exercício físico à sua rotina, deve fazer exercício pelo menos 3 vezes por semana, uma caminhada depois do jantar é uma excelente opção.

Dicas para um alimentação saudável

alimentacao saudavel dicas

Nunca deve saltar refeições, como pouco mas várias vezes ao dia, mas sem excluir nenhum gruo de alimentos. Saltar refeições faz crescer a vontade de comer produtos doces e salgados. Deve comer sempre ao pequeno-almoço, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.

Muitas pessoas saltam o lanche e depois acabam por comer demasiado, especialmente, ao jantar, opte por fazer pequenos lanches que saciam a fome como frutas secas.

Substitua os alimentos pelas suas versões integrais, alimentos como como arroz, pão e macarrão nestas versões são ricos em fibras que dão uma maior sensação de saciedade, para além de regular o trânsito intestinal e ajudarem a controlar os níveis de colesterol.

As frutas são fontes de vitaminas e minerais que activam o sistema imunológico e protegem contra infecções, deve comer fruta, especialmente a de época e crua.

Prefira comer os alimentos cozidos, assados ou grelhados, evite comer frituras.

Dê preferência a carnes magras como o peru, o coelho e o frango, deve comer estes alimentos sem gorduras e sem pele, isto não quer dizer que não pode comer carnes vermelhas ou carne de porco, pode mas de forma controlada e moderada.

Na hora de escolher a gordura para cozinhar opte por versões menos maléficas como o azeite de oliva extra virgem, o óleo de linhaça e o óleo canola.

Evite alimentos processados e enlatados, estes produtos são ricos em gorduras e sal. Os alimentos doces também devem ser evitados.

Para dar sabor aos alimentos tempere com ervas aromáticas: alecrim, orégão, açafrão, cominho e tomilho.

Também deve evitar bebidas com gás e bebidas alcoólicas. Prefira sucos naturais ou a água. A água é fundamental para uma alimentação saudável, ela ajuda a hidratar, melhora o funcionamento do intestino, facilita a filtração do sangue e desintoxica o organismo.

Actuali