Cuidados com o bebé na praia

Ir à praia é das atividades mais agradáveis no verão. Poder apanhar banhos de sol na areia, e dar mergulhos na água do mar, é uma ótima forma de aproveitar o tempo quente.

Mas, como sabe, a exposição ao sol implica certos cuidados, de forma a proteger-se e a prevenir futuras doenças. E se esses cuidados num adulto já devem ser grandes, num bebé devem ser muito maiores.

Se gosta de ir com o seu filho para a praia, conheça então aqui os cuidados com o bebé na praia.

bebe-na-praia

Cuidados com o bebé na praia

Quando vai com um bebé à praia, há vários cuidados que deve ter com ele, nomeadamente a nível da exposição solar, vestuário e alimentação. De seguida poderá conhecer os cuidados com o bebé na praia.

Exposição solar

A exposição solar é muito importante no desenvolvimento das crianças, já que é responsável pela ativação da vitamina D no organismo e pela correta absorção de cálcio.

Contudo, isso não significa que a criança tenha de estar sempre ao sol. Os raios solares são mais perigosos entre as 10h30 até às 16h30, e como tal, nesse período o bebé não deve estar exposto ao sol.

Independentemente das horas, é igualmente essencial que a pele esteja protegida com um protetor solar com fator de proteção mínimo de FPS 30, e idealmente com FPS 50.

Mas para bebés com menos de seis meses, esses cremes não são indicados, logo, a proteção deve ser feita através da roupa. No máximo, pode apanhar entre 20 a 30 minutos de sol, mas numa hora bem longe do horário mencionado em cima.

Deve aplicar o protetor pelo menos 30 minutos antes de ser exposto ao sol, e reaplicado sempre que mergulhar no mar, ou a cada duas horas.

Qualquer local com pele que esteja exposta ao sol deve usar creme.

Nas horas de maior calor, qualquer criança não deve ter a pele diretamente exposta ao sol, devendo vestir uma camiseta, usar chapéu e ficar à sombra.

Se possível, deve também ter óculos de sol, para proteger os olhos.

Alimentação

Quanto à alimentação, é essencial acima de tudo uma correta hidratação.

Alimente e dê líquidos regularmente ao bebé, de forma a prevenir qualquer caso de desidratação. Frutas e muita água é a melhor alimentação na praia.

Vestuário

Por fim, quanto ao vestuário, deve vestir o seu bebé com roupas leves, finas, claras e confortáveis.

Se o seu bebé for à água, é importante trocar depois a roupa, para que não haja o risco de aparecimento de micoses.

Actuali

Leave a Reply