Corpo em Forma – Pilates

O Pilates é um método muito completo e pode ser uma forma extremamente suave de treino. O que fazemos é trabalhar o corpo de dentro para fora, começando pela musculatura interna postural, ou seja, trabalhando costas e zona abdominal. Ao contrário do que se possa pensar, o Pilates não é apenas a soma dos 34 movimentos criados por Joseph Pilates, muitos deles treinados por bailarinos, é um treino suave, adaptado às necessidades de cada um.

Não é apenas “matworking” (exercícios no tapete) ou treino com bola, mas um conjunto de movimentos que promovem o fortalecimento muscular e o realinhamento postural, entre outros benefícios. Podem também ser feitos em cadeiras ou máquinas trapézio.

pilates3

Extremamente completo, este treino está ao alcance de todos. Se o médico disser que está tudo bem, mesmo com certas patologias qualquer pessoa pode integrar o treino na sua reabilitação. O que pode ser desaconselhado é a intensidade da aula.

Benefícios do Pilates

Uma das vantagens imediatas é a melhoria postural. Por exemplo, muitas pessoas acham que têm barriga, mas na verdade têm é má postura. E pelo facto de ficarem mais direitas e longas o perímetro abdominal reduz logo. E não só, melhora também a capacidade cardiovascular e respiratória. Alivia problemas de stress, tensão e fagida. Melhora o desempenho sexual, a força, a elasticidade muscular e a mobilidade das articulações.

Ao tornar o corpo mais longo e mais forte permite também melhora o rendimento noutros desportos. Há pessoas que fazem Pilates e depois melhoras outras actividades, como escalada, rapel, surfe ou esquei.

Mudar de Vida

Ao melhorar a consciência corporal, o Pilates pode também mudar-lhe a vida. Os praticantes passam a olhar mais para o corpo e para a forma como se mexem. Aprendem também durante o dia-a-dia, pois o que muda são sobretudo as outras 23 horas em que não estão a treinar. E como melhoramos muito a autoconsciência corporal, a pessoa aprende a ver-se e a perceber-se.

Actuali