Como Tratar os Principais Incómodos da Gravidez

A gravidez é uma fase especial na vida da mulher, do casal e até mesmo da família que aguarda com entusiasmo a chegada do novo membro.

Porém, também é uma época complicada, onde a mulher, além de ganhar peso, precisa lidar com uma série de incômodos que acabam transformando sua rotina.

Os principais incômodos da gravidez são enjoos, cólicas, prisão de ventre, cãibras nas pernas, seios doloridos, entre outros.

Esses incômodos atingem a maioria das grávidas, tendo aquelas que têm gestação mais tranquila e as que precisam lidar com a maioria dessas complicações.

5 Dicas para Tratar os Incômodos da Gravidez

Enjoos

As náuseas durante a gravidez acontecem por causa de todas as mudanças físicas que acontecem no corpo, elas precisam ser tratadas porque podem causar desnutrição e desidratação na gestante.

Com simples atitudes é possível controlar os enjoos, como: se alimentar antes de levantar da cama, evitar comidas com cheiros muito fortes, comer mais vezes durante o dia, excluir da dieta alimentos muito gordurosos, condimentados e açucarados e, por fim, evitar ficar estressada.

Cólicas

As cólicas acontecem porque carregar um bebê acaba pressionando as veias, músculos, tecidos e ligamentos do corpo.

Para tratar as cólicas na gravidez o primeiro passo é descobrir sua causa, os principais tratamentos para esse problema são: tomar analgésicos ou antiespasmódicos indicados pelos médicos, ficar deitada ou sentada com as pernas para cima, massagear as costas, tomar um banho morno, usar bolsa de água quente na área afetada, entre outras coisas.

Prisão de ventre

Digestão mais lenta, mudança hormonal e pressão do útero sobre o reto são as principais causas da constipação na gravidez.

Para fazer o intestino trabalhar melhor basta: beber muita água, incluir na dieta alimentos ricos em fibras como frutas, cereais e pães integrais, fazer exercícios leves e ir ao banheiro em horários mais propícios como ao acordar e depois do café da manhã.

Cãibras nas pernas

As cãibras nas pernas durante a gestação são causadas pelo excesso de peso, carência de sais no organismo como cálcio, magnésio e potássio e alteração na circulação sanguínea.

As cãibras podem ser tratadas de diversas maneiras como: fazendo alongamento ou massagem nas pernas, investindo em caminhadas, bebendo mas água e incluindo no cardápio vitaminas e minerais importantes para grávidas, alguns desses alimentos são: brócolis, banana, leite, avelã e amêndoas.

Seios doloridos

Por causa do aumento na produção dos hormônios chamados estrogênio e progesterona os seios ficam mais sensíveis, inchados e doloridos, para amenizar o problema é recomendado usar somente sutiãs que ofereçam um bom sustento, tenham alças largas, confeccionados de tecidos suaves e que não tenham costura nas áreas que cobrem os mamilos.

Actuali