Como Tratar Herpes

A Herpes uma doença viral, geralmente benigna, causada pelos vírus Herpes simplex 1 e 2, que afeta principalmente a mucosa da boca ou região genital.

Não tem cura, mas pode ser tratada através de medicamentos. Apesar de ser benigna, se não for tratada pode causar sérios problemas neurológicos.

info-herpes

Causas para o aparecimento da herpes

A transmissão do vírus da herpes acontece na maioria dos casos por contato direto entre pessoas, em casos mais raros pode ser transmitida através do contato com algum objeto infectado com o vírus: copos, talheres, toalhas, estes objectos são transmissores do vírus quando este está ativo.

Nem sempre é fácil detetar a causa para o aparecimento da herpes, porque a pessoa infectada pode demorar anos a manifestar os sintomas.

Alguns comportamentos como exposição ao sol, tabaco ou stress podem ser elementos que podem desencadear crises.

Tipos de herpes

Vírus da herpes simples tipo 1 (HSV-1)

É o vírus mais comum de herpes, pode causar feridas lesões nos lábios e no interior da boca, Pode ser transmitido por meio de contato com a saliva infectada.

Vírus da herpes simples 2 (HSV-2)

Normalmente transmitido sexualmente, pode causar coceira, bolhas e feridas nas zonas genitais.

Sintomas da Herpes simples

  • Pequenas bolhas, aftas ou úlceras na boca, lábios, gengivas ou nos genitais
  • Febre
  • Borbulhas grandes na zonas infetadas com líquido
  • Comichão
  • Dor de cabeça
  • Dor muscular
  • Fraqueza muscular

Os sintomas variam de pessoa para pessoa e de acordo com o local onde se manifesta, labial ou genital, a ferida e a coceira são os sintomas mais comuns, mas podem ocorrer os mencionados anteriormente, apesar de serem menos comuns.

Como tratar herpes

O primeiro passo é procurar ajuda médica para fazer o diagnóstico e o tratamento correto. O médico irá analisar os sintomas e a intensidade dos mesmos e se necessário pedir exames complementares para confirmar o diagnóstico.

O tratamento do vírus da herpes implica, por norma, a aplicação de pomadas e a toma de anti-virais orais, anti-inflamatórios e analgésicos.

Os medicamentos apenas ajudam a minimizar a duração da infecção e atenuar os sintomas, uma vez que a doença não tem cura.

Durante o período de infecção ativa recomenda-se que o indivíduo tenha cuidado com os  objetos de uso pessoal, lavando sempre a sua utilização e não partilhando com ninguém.

Quanto mais cedo iniciar o tratamento melhor resultados obtém. Mesmo que os sintomas desapareçam é importante que faça o tratamento até ao fim, seguindo as indicações do seu médico.

Actuali

Leave a Reply