Como Calcular o Peso Ideal

Hoje em dia vivemos num mundo em que estar em forma é um dos aspectos mais importantes, para além da parte estética manter o peso ideal é fundamental para a nossa saúde, evitando algumas doenças associadas ao excesso de peso como diabetes e doenças cardíacas.

Ao longo dos anos a fórmula para calcular o peso ideal tem sofrido algumas alterações de forma a adequar-se aos novos contextos e sociedades, varia também consoante a idade e o sexo.

Como Calcular o Peso Ideal

Para calcular o peso ideal deve-se utilizar a fórmula do Índice de Massa Corporal (IMC), que determina se você tem o peso ideal para o sexo e estatura física, ou se está abaixo ou acima do peso ideal. A formula para calcular o IMC foi desenvolvida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e o cálculo é feito utilizando a fórmula IMC = peso / (altura x altura).

O Imc serve para uma avaliação primário do seu nível de saúde em termos muito gerais, no entanto, não deve ser encarado de forma simples, é muito importante ter em conta outros fatores que podem influenciar na hora de determinar qual o seu peso ideal como a estrutura óssea e a constituição física.

Descubra-Seu-Peso-Ideal

Dicas para ter o peso ideal

Manter um peso saudável é muito importante para a nossa saúde.

Faça uma lista de todos os alimentos que você ingere ao longo do dia, depois de analisar a lista você será capaz de detetar e corrigir os principais erros na sua alimentação.

Faça cinco refeições por dia, com horários para evitar grandes piscos de fome que levam a comer doces e outras porcarias.

Prefira os alimentos integrais e ricos em fibra.

Prefira sempre as carnes brancas, sem gorduras e sem pele.

Para os lanches opte por iogurtes, frutas, frutos secos, barrinhas de cereais e bolacha salgada.

Tempere as saladas com suco de limão e vinagre.

Entre as gorduras prefira sempre o azeite e em quantidades mínimas.

Evite alimentos doces, salgados e gordurosos, se não resiste a este tipo de alimentos, escolha 1 das refeições da sua semana para permitir uma asneira, mas sem exageros.

Evite bebidas gaseificadas, prefira a água e os sucos naturais. Beba muita água, pelo menos, 2 litros por dia.

Actuali

Leave a Reply