A chia é uma semente originária do México, muito consumida pelas antigas civilizações e que hoje em dia está muito em voga. A chia é rica em ômega 3, fibras, cálcio, magnésio, potássio e proteína. A chia pode ser encontrada de três formas: natura (grãos), óleo e farinha, podendo ser utilizada na cozinha de forma diferente mas sem perder os seus benefícios. O ideal é consumir a chia 30 minutos antes de duas das suas principais refeições diárias (café da manhã, almoço ou jantar), para que o organismo receba a mensagem de saciedade que faz desta semente uma das melhores aliadas das dietas.
Chia emagrece
O sucesso que a chia tem vindo a ganhar deve-se ao seu poder de emagrecimento, segundo alguns estudos a semente de chia contém propriedades que ajudam a perder peso e a emagrecer.
Por ter um grande teor de fibras o seu consumo desencadeia uma sensação de saciedade, as sementes ao entrarem em contato com a água, formam um gel no estômago que demora muito tempo a ser digerido, a pessoa fica com a sensação de estomago vazio e come menos quantidade.
As propriedades da semente da chia transmite mais rapidamente a mensagem ao cérebro que o corpo está satisfeito, a pessoa fica com a sensação de ter comido imenso com menos quantidade.
A grande quantidade de fibra ajuda a regular o trânsito intestinal e a limpar o organismo por meio das fezes.
Benefícios da chia
Ajuda a reduzir o colesterol;
Controla a glicemia;
Ajuda na formação óssea;
Previne o envelhecimento precoce;
Anti-inflamatória;
Ação antioxidante;
Combate a constipação;
Melhora a imunidade do organismo.
Como consumir chia
Grãos (natural):
Pode-se adicionar a sopas, bolos, saladas, polvilhar nos cereais, nos iogurtes e nas frutas, ou pode optar por juntar à água e aos sucos de fruta.
Óleo:
Pode utilizar o óleo de chia para temperar a salada ou colocar na sopa.
Farinha:
Pode utilizar a farinha para fazer massas e bolos.
Actuali