Chás para pneumonia

A pneumonia é uma doença respiratória bastante grave, principalmente quando afeta as pessoas de mais idade. Neste artigo vamos explicar um pouco o que é esta doença, como aparece e quais os seus sintomas, e ainda, vários remédios caseiros que irão ajudar no seu tratamento.

A pneumonia é uma doença pulmonar que é causada por uma infeção. O agente infeccioso instala-se nos alvéolos pulmonares (onde se realizam as trocas gasosas com o sangue) ou nos espaço entre os alvéolos, provocando diversas dificuldades respiratórias.

Os vários agentes que podem provocar pneumonia são: fungos, vírus, bactérias, ou agentes alérgicos.

Os sintomas provocados pela pneumonia incluem febre alta, dores na zona torácica, tosse, falta de ar, confusão mental, mal-estar generalizado a todo o corpo, secreções de muco verde ou amarelado, mudanças na pressão arterial, fadiga e toxemia.

O tratamento para esta doença geralmente consiste na toma de antibióticos, sentindo-se melhoras ao fim de 3 ou 4 dias. No caso de pessoas mais idosas, mais suscetíveis a complicações decorrentes da pneumonia, pode haver lugar a internamento.

Para ajudar ao tratamento da pneumonia, há alguns remédios caseiros que pode fazer em casa, que irão ajudar a acalmar a infeção, bem como aliviar alguns sintomas da pneumonia.

chas-pneumonia

De seguida apresentamos vários chás que irão ajudar no tratamento desta doença pulmonar.

Chá de eucalipto

Para fazer este chá vai necessitar de uma colher de sopa de folhas de eucalipto moídas e de água. Depois de ferver a água, deite numa chávena e adicione as folhas de eucalipto. Deixe arrefecer um pouco, e depois de coar pode beber. Este chá é ótimo para ajudar a expulsar as secreções do pulmão e para aliviar a tosse.

Chá de sabugueiro e cebola

Para fazer este chá vai necessitar de meio litro de água, uma cebola ralada e 10g de flores de sabugueiro secas. Junte todos os ingredientes numa panela e coloque ao lume. Deixe ferver durante 5 a 10 minutos, e no final, deixar arrefecer durante mais dez minutos. No final tem apenas de coar e está pronto a beber. Este chá tem propriedades antibacterianas, antivirais, anti-inflamatórias, e é ainda um expectorante, o que ajuda a expulsar as secreções dos pulmões.

Chá de limoeiro e mel

Para preparar este chá vai necessitar de 20g de folhas de limoeiro, uma colher de sopa de mel e meio litro de água. Coloque a água e as folhas de limoeiro ao lume e deixe ferver durante 10 minutos. Depois deixe arrefecer, coe e junte o mel. Este chá tem propriedades antialérgicas e anti-inflamatórias, tendo ainda um efeito expectorante.

Actuali

Leave a Reply