Benefícios e Propriedades da Erva-Mate

A erva-mate tem o nome cientifico Ilex paraguariensis, é uma árvore da família das equifoliáceas e é original da América do Sul.

A erva-mate é muito consumida como chá, chimarrão e também tereré, que é o nome dado ao chimarrão no Paraguai, Argentina, Uruguai, Bolívia e Chile.

A erva-mate é muito popular e tem muitas utilidades, fazendo um grande bem para a saúde.

Nesse artigo detalhamos os principais benefícios dessa popular e incrível planta.

É antioxidante

A erva-mate tem muitos fitoquímicos benéficos ao organismo. Os polifenóis, ácido clorogénico e seus derivados cafeoil ajudam a prevenir a degeneração celular, reduzindo o desgaste acelerado do fígado, assim como o derrame cerebral.

Melhora a saúde do coração

Os polifenóis presentes na erva-mate são benéficos na redução dos riscos de desenvolver problemas cardiovasculares, como por exemplo, a arteriosclerose.

Outro motivo para a erva-mate reduzir os riscos de problemas cardíacos é que esta erva ajuda a reduzir o colesterol LDL, que é o colesterol ruim em pessoas com hipercolesteromia.

Por fim a erva-mate protege o tecido do miocárdio do coração.

Erva-mate protege contra micróbios

Foi feito um estudo usando erva-mate em E.coli. Este estudo sugere que a erva-mate possui propriedades antimicrobianas.

Isso significa que muito em breve a erva-mate será usada em bebidas e alimentos para impedir sua contaminação. Essa propriedade vai tornar esses alimentos mais seguros e saudáveis.

Combate inflamações

A erva-mate possui componentes chamados flavonoides, que reduzem e até previnem as inflamações, principalmente as respiratórias.

O efeito anti-inflamatório da erva-mate também combate as doenças crônicas.

Portanto tanto o chá de erva-mate como os remédios feitos a partir dessa planta tem grande atuação no combate as infecções.

Protege contra o câncer

Vários estudos recentes têm demonstrado a possibilidade da atuação do principio ativo da erva-mate no combate ao câncer.

Acredita-se que essa capacidade vem em primeiro lugar, ao auxilio a saúde geral trazido por essa planta, bem como em sua atuação contra infecções.

Combate e reduz os efeitos da diabetes

A erva-mate tem atuação comprovada no combate à hiperglicemia diabética. Hiperglicemia é o aumento descontrolado do açúcar contido no sangue.

Quando o açúcar sai de controle, o organismo fica intoxicado com o surgimento de dicarbonilos, que são causadores de muitas complicações de saúde.

Como o diabético tem dificuldade em sintetizar e filtrar o açúcar, os efeitos podem ser muito graves.

Ajuda a perder peso combatendo a obesidade

A erva-mate é considerada uma ótima auxiliar na perda de peso, combatendo a obesidade.

Isso se dá principalmente porque a erva-mate aumenta a oxidação da gordura, diminuindo assim a sensação de barriga vazia e aumentando os níveis de saciedade.

Tudo isso faz com que a pessoa que consome erva-mate coma menos e perca peso, impedindo o desenvolvimento da obesidade.

Actuali