Benefícios dos Frutos Secos

A alimentação é um elemento fundamental na saúde do organismo. Já os antigos diziam que cada um é o que come. E na realidade, perto de 70% das doenças de que os seres humanos sofrem estão diretamente relacionadas com a dieta alimentar. Sendo assim, não há melhor forma de prevenção de doenças de que uma alimentação saudável e equilibrada, aliada a exercício físico moderado e regular.

Qualquer dieta alimentar promotora de saúde e de controlo de peso necessita de dar especial destaque a determinados alimentos, em detrimento de outros. Ou seja, há alimentos que fazem melhor que outros, e como tal, o seu consumo deve ser mais frequente. Um desses grupos alimentares são os frutos secos.

Os frutos secos nem sempre foram considerados alimentos “bons”. Sendo ricos em gordura, houve tempos em que eram considerados pouco saudáveis. Mas com o tempo, e com a evolução dos conhecimentos, verificou-se que as próprias gorduras podem ser divididas em dois grupos: as gorduras saturadas e as gorduras monoinsaturadas.

Enquanto que as primeiras são prejudiciais à sua saúde, promovendo o colesterol “mau” e a obesidade, já as segundas são consideradas gorduras essenciais, que vão ter um papel essencial na saúde do organismo e no aumento do colesterol “bom”.

Além deste nutriente, os frutos secos são ainda ricos num grande número de nutrientes fundamentais, tais como proteínas e fibras, e ainda, vitaminas e minerais como vitaminas B1, B5, B6, B9, B2, E, ácido nicotínico, magnésio, selénio, ferro, zinco, fósforo e cobre. Mas é importante também referir que, sendo um alimento tão rico, é também necessário algum cuidado nas quantidades ingeridas. Como também diziam os antigos, o que é demais é moléstia (mau).

CONTINUAR A LER