Benefícios do Saião

O saião, também chamado de folha-da-fortuna, folha de pirarucu, folha-grossa, folha-da-costa, courama, coiramam e tem por nome científico Kalanchoe Brasilienses Cambess, é uma planta encontrada na África e popularizada na Europa Meridional sendo trazida para o Brasil no início da colonização.

O saião é uma planta pequena de característica bianual e bastante ramosa, com raízes fusiformes, bem grossas e brancas.

No primeiro ano, surgem apenas as folhas, que possuem um pecíolo de formato triangular, são penadas e subdivididas em segmentos de margens crespas.

Essa planta medicinal é excelente para diversos problemas de saúde, se tornando uma popular forma de melhorar vários problemas sem precisar necessariamente ir a um médico.

Como preparar

Para fazer um chá bem feito de saião e só colocar três colheres de sopa de folhas picadas de saião em 250 ml de água fervente.

Então você deve deixar a mistura repousando por cerca de cinco minutos e depois só precisa coar e beber duas xícaras por dia. Também é possível usar esta incrível planta em pomadas, sucos e até mesmo infusões.

Na infusão se deve ferver uma colher de sopa de folhas de saião picadas colocadas em uma xícara de chá de água por 3 minutos.

Então deve deixar descansar tampada por volta de dez minutos e depois coar. Adultos devem tomar de duas a três xícaras da infusão diariamente.

Crianças devem tomar apenas duas xícaras por dia.  Isso permite aproveitar o máximo que o saião pode oferecer para a sua saúde.

Quais os benefícios  ?

O saião contém diversas substancias, tais como alcaloides, triterpenos, flavonoides, glicosídeos, esteroides, ácidos orgânicos, lipídeos, ácidos araccídicos, bentônico, cafeico, clionasterol, codisterol, epigalocatequinas, friedelina, glutinol, hentriacontano, isofucosterol, kaempferol, entre outros.

Os benefícios e aplicações do saião são para tratar Infecção pulmonar, erisipela, queimaduras, feridas, úlceras de pele, verrugas, é hipotensor, para dor de cabeça, febre, para a leishmaniose, diabetes, pedra nos rins, picadas de insetos e tumores, entre outros.

O saião pode tratar todos esses problemas, mas ainda existem outras aplicações que estão sendo investigadas por cientistas em todo o mundo.

Tem contra-indicações ?

O uso medicinal do saião não tem muitas contra-indicações, apenas não é recomendável para gestantes e pessoas com problemas de deficiência imunológica e também não é recomendado por longos períodos, pois tem efeito imunosupresor, o que significa que faz o sistema imunológico trabalhar com menos força.

Portanto o saião demonstra ser uma planta que tem poucas contra-indicações, muitas aplicações, e também trata muitos males, configurando-se como uma das principais plantas medicinais da atualidade, fazendo parte importante do movimento atual que tenta reverter essa desenfreada medicalização da vida, que infelizmente é muito presente no Brasil, onde todo mundo é um pouco médico e se automedica perigosamente.

Actuali