Benefícios do Mirtilo

O mirtilo que é conhecido em países anglofônicos como blueberry é uma fruta pequena, doce e suculenta muito cultivada e consumida na América do Norte, sendo comumente encontrado nas cores azul, vermelho e roxo.

Os mirtilos são consumidos crus ou usados na preparação de molhos, compotas, geleias e sorvetes. Essa fruta possui antioxidantes, minerais, vitaminas, flavonoides entre outras substâncias que trazem uma série de benefícios para a  saúde.

Aqui mostramos apenas algumas das incríveis aplicações possíveis do mirtilo para prevenir ou tratar muitos problemas de saúde.

6 Benefícios do Mirtilo para a Saúde

Poucas calorias – O mirtilo possui poucas calorias em comparação a maioria das frutas, pois em cada cem gramas de mirtilo existem apenas inacreditáveis sessenta calorias. Além disso, ele contém carboidratos, açúcar e fibra dietética.

Antioxidantes – O mirtilo tem antioxidantes como os flavonoides caroteno –β, luteína e zeaxantina, ajudando  a prevenir todo tipo de doença, mantendo a saúde geral em dia.

Bom para o cérebro – Os flavonoides são excelentes para o cérebro, pois ocasionam o aumento do fluxo de oxigênio e de sangue em direção ao cérebro, aumentando a saúde do mesmo. Quando chegamos a certa idade nossa memória começa a piorar, além da capacidade motora. Tudo isso pode ser combatido pelo mirtilo, que além do mais possui antocianina, selênio ,vitaminas do complexo b e minerais como cobre, magnésio e zinco, que também ajudam no bom funcionamento do cérebro.

Excelente para a visão – O mirtilo faz muitíssimo bem para a visão, pois contém substâncias tipo rutina, resveratrol e quercetina, que previnem e combatem através de sua poderosa ação um fenômeno altamente nocivo chamado degeneração macular, além de outros males dos olhos. O mirtilo possui também carotenoides e antocianinas que combatem a cegueira noturna, que impede de ver bem com baixa luz.

Ajuda na prevenção do câncer – Devido aos antioxidantes, o mirtilo é uma ótima ferramenta de prevenção do câncer, devido às substâncias pro-antocianinas, resveratrol, flavonóis e tanino que contribuem com o combate ao crescimento de células cancerosas no organismo, além de impedirem a oxidação das células. O pterostilbeno mostrou ser capaz de evitar câncer de cólon e de fígado. A Luteolina por sua vez reduz em 30% a chance de desenvolver câncer de ovário. Isso tudo torna o mirtilo um grande inimigo do câncer.

Contribui para o bom funcionamento do coração – As antocianinas encontradas em grande quantidade no mirtilo é o que chamamos de antioxidantes que podem reduzir o colesterol ruim contribuindo para a limpeza das artérias, facilitando o trabalho do coração e prevenindo pressão alta e infarto. Estudos em Harvard comprovaram uma redução em 33% da incidência de infarto em mulheres, além de reduzir os riscos de ter arteriosclerose, que é o endurecimento e desgaste das artérias.

Actuali

Leave a Reply