Benefícios do Agrião

O agrião que tem como nome científico Rorippa nasturtium-aquaticum, é uma planta crucífera da família brassicaceae.

Essa planta nativa da Europa e Ásia Central cresce normalmente em margens de rios, porém esse vegetal foi domesticado pelo ser humano pois apresenta muitas utilidades inclusive trazendo grandes benefícios para a saúde.

Explicaremos aqui os principais ganhos que o agrião pode nos trazer.

8 Benefícios do Agrião para a Saúde

Combate o câncer

Alguns estudos em andamento indicam a possibilidade de usar o agrião para proteger os tecidos saudáveis ao longo do tratamento de radioterapia. Essa capacidade do agrião se deve ao enxofre presente nessa planta. Esse tratamento pode ser utilizado no tratamento de melanoma, câncer de esôfago, de próstata, de mama e de pâncreas.

Reduz a pressão arterial

O agrião é rico em cálcio, magnésio e potássio, que ajudam fortemente na redução da pressão arterial, reduzindo assim as chances de problemas cardíacos advindos desse grave problema de saúde.

Ossos mais saudáveis

Além do cálcio que é bastante conhecido como fundamental para os ossos, o agrião também possui a vitamina K, responsável pela fixação do cálcio, ou seja, ajuda o organismo a absorver e utilizar o cálcio para construir e fortalecer os nossos ossos.

Combate o diabetes

No agrião estão contidas substâncias que reduzem e retardam os sintomas do diabetes como o ácido alfa-lipóico. Esta substância contribui com a redução dos níveis de glicose, aumentando a sensibilidade do nosso organismo à insulina e quando essa sensibilidade aumenta, as chances de desenvolver diabetes diminuem sensivelmente.

Melhora o funcionamento do sistema digestivo

O agrião é muito rico em enzimas digestivas presentes em suas folhas. Essas enzimas permitem uma melhora na absorção dos nutrientes, tornando a digestão mais eficaz e rápida, permitindo uma grande redução na possibilidade de ter prisão de ventre.

Ajuda a emagrecer

Para começar o agrião possui muito poucas calorias, sendo assim instantaneamente um grande auxiliar para a perda de peso. Além disso, o agrião também contém fibras tanto solúveis como insolúveis, aumentando bastante a sensação de saciedade, assim como a velocidade do funcionamento do intestino.

Combate doenças respiratórias

O agrião apresenta propriedades capazes de melhorar o funcionamento do sistema respiratório. Isso se deve principalmente a duas características básicas do agrião que são sua capacidade expectorante, que ajuda as pessoas a expelirem o muco que causa tanto incômodo respiratório e também sua capacidade descongestionante, que desobstrui as vias aéreas melhorando a respiração.

Melhora o sistema imunológico e combate infecções 

Os altos índices de vitamina C presentes no agrião fortalecem o sistema imunológico combatendo o desenvolvimento de resfriados e outras doenças. Além disso, o agrião pode segundo estudos recentes combater a cândida e outras bactérias no cólon e intestino.

Actuali