Benefícios da Romã

Os benefícios da romã para a saúde são muitos e conhecidos a milhares de anos pelo povo do Oriente Médio, onde a planta se originou. Para quem ainda não conhece os benefícios da romã, aqui vai uma lista com os principais.

No mundo podemos encontrar milhares de frutas, plantas e outros elementos ricos em substâncias benéficas para a saúde, no entanto, pouca gente sabe disso. A romã está entre os elementos cheios de substâncias que oferecem muitos benefícios para a saúde das pessoas.

A romã, cujo nome científico é Punica Granatum, é uma fruta rica em vitaminas C e K, proteínas, ácido fólico, fibras e potássio. A romã tem ação anti-inflamatória e antioxidante, suas sementes podem ser consumidas em sucos e a casca é ideal para fazer chás.

6 Benefícios da Romã

Diminui a pressão arterial – A hipertensão é uma das maiores causadoras de derrames e infartos e pesquisas comprovaram que o consumo diário de 150 ml de suco de romã pode reduzir a pressão sanguínea em apenas duas semanas de consumo, devido às suas propriedades que afinam o sangue.

Melhora a saúde dos rins – A grande quantidade de potássio encontrada no suco de romã diminui as complicações causadas pelas hemodiálises em pacientes renais, diminuindo a taxa de mortalidade desses pacientes.

Ação anti-inflamatória – A romã é rica em substâncias antioxidantes chamadas punicalagins. Elas estão presentes na semente e na casca da romã e são responsáveis por sua ação anti-inflamatória no organismo.A romã é uma forte aliada no combate ao câncer, diabetes tipo 2, obesidade, doenças do coração e mal de Alzheimer.

Auxilia no tratamento do câncer de mama e de próstata – De acordo com pesquisas, a romã pode interferir no desenvolvimento e ocorrência de tumores em várias etapas: no processo inflamatório, invasão celular, angiogênese, apoptose e proliferação celular. Muitos estudos indicam que o extrato tirado da casca da romã, pode diminuir a reprodução de células cancerígenas, principalmente do câncer de mama e de próstata.

Controla o colesterol – A romã é conhecida por diminuir o LDL (colesterol ruim), e aumentar o HDL (colesterol bom). O consumo regular da romã bloqueia a produção de triglicérides, isso quer dizer que as gorduras são atacadas antes de se instalarem no corpo.

Protege da gengivite e placa bacteriana – Por contar com propriedades antivirais e antibacterianas, a romã pode ser utilizada para combater doenças da gengiva e evitar a formação da placa bacteriana. Pesquisas revelaram que tomar suco de romã diariamente, diminui em 32% a formação da placa bacteriana.

Esses são apenas alguns benefícios da romã para a saúde porque ela também auxilia no tratamento de infecções na garganta, trata diarreia, disenteria e outras doenças, entre outros benefícios.

Leave a Reply