Beneficios da Quinoa

No mundo existem centenas de ingredientes que fazem muito bem para a nossa saúde, no entanto, poucas pessoas sabem disso.

Entre os elementos desconhecidos pela maioria das pessoas está a quinoa.

O que é quinoa ?

A quinoa é um grão rico em proteínas, muito popular em várias partes do mundo. A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação escolheu 2013 como o Ano Internacional da Quinoa. Esse grão é cultivado nos Andes e é essencial para a alimentação dos habitantes da região. A quinoa é consumida nos países andinos como o equivalente ao arroz para nós brasileiros.

A quinoa possui muitos nutrientes e geralmente pode ser encontrada moída como um tipo de farinha. Esse alimento pode ser encontrado no nosso país em supermercados e lojas de produtos naturais.

7 Benefícios da Quinoa

Perfeita para os músculos – A quinoa é uma forte auxiliar no crescimento e saúde dos músculos, porque ela é rica em proteínas, substância que tem um papel fundamental na formação dos músculos e na manutenção do tecido muscular, pois tem a função de reparar as microlesões que ocorrem quando se pratica exercícios.

Protege o coração – A quinoa é rica em gorduras benéficas ao organismo, são elas o ômega 3 e o ômega 6, ambas agem na prevenção de doenças cardiovasculares. De acordo com estudos, o consumo de quinoa em apenas trinta dias, diminui o colesterol ruim e triglicérides, deixando o coração mais saudável.

Rica em ferro – A quinoa possui mais ferro do que o feijão. Especialistas afirmam que o grão tem 550 vezes mais ferro do que o feijão. O ferro é uma substância que deixa o sangue saudável e evita a anemia.

Fortalece os ossos – A quinoa também é rica em cálcio que deixa os ossos mais saudáveis e fortes. O cálcio pode combater doenças dos ossos como a osteoporose.

Auxilia no emagrecimento – A quinoa é uma forte fonte de fibras, isso quer dizer que ela estimula a mastigação e diminui o esvaziamento gástrico, fazendo com que a pessoa fique saciada por muito tempo, evitando os lanches fora de hora.  As fibras presentes na quinoa demoram mais que os carboidratos para serem transformadas em glicose, evitando assim picos de insulina adiando a fome.

Auxilia no bom funcionamento do cérebro – A quinoa é rica em vitaminas C e E, essas vitaminas são antioxidantes muito poderosos e anti-inflamatórios. Esse grão é destaque por possuir as vitaminas do complexo B, são elas: vitaminas B1, B2, B3, e B6, essas vitaminas são essenciais para o bom funcionamento do cérebro, sistema nervoso, manutenção muscular  e síntese dos hormônios.

Fortalece o sistema imunológico – Por ser rica em zinco, a quinoa auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e na cicatrização.

Actuali