Benefícios da Linhaça

A linhaça vem se tornando popular nos últimos anos, considerada um alimento funcional, ela passou a fazer parte da dieta de todos aqueles que não abrem mão de uma vida mais saudável, pois, seus benefícios são muitos, e vão de evitar várias doenças e fazer o corpo funcionar melhor a manter a beleza da pele.

A semente de linhaça é rica em Ômega 3 e 6, gorduras boas, fibras, proteínas, potássio, magnésio e carboidratos, porém, para poder aproveitar todos os seus nutrientes é importante, antes de tudo, saber que para consumi-la deve ser moída ou triturada, porque sua casca é resistente na ação do suco gástrico impedindo que seja digerida corretamente, por isso, é recomendado passar as sementes no liquidificador para quebrá-las formando uma farinha, ou pode comprar a farinha de linhaça já pronta.

A farinha de linhaça pode ser adicionada a sucos, vitaminas, iogurtes, sopas, massa de pães, bolos, panquecas, polvilhando frutas e vários tipos de pratos, sendo que, 3 colheres de sopa por dia dessa farinha é o necessário para ter mais saúde.

Benefícios da Semente de Linhaça

Ajuda a emagrecer – A linhaça vem se tornando uma grande aliada contra a perda de peso, pois, combate o processo inflamatório causado pelo consumo dos alimentos gordurosos, além, de ser rica em lignana, uma fibra que faz uma faxina no organismo eliminando as toxinas.

Melhora o funcionamento do intestino – Por ser rica em fibras solúveis, a semente de linhaça age como um laxante natural, fazendo o intestino funcionar melhor, além de expulsar os gases gástricos.

Combate o câncer – A linhaça ajuda a prevenir o câncer de mama, colo, próstata e pulmão, isso acontece porque ela contém substâncias anticancerígenas como lignana, que protege o organismo e evita a formação de tumores.

Protege o coração – Como é rica em Ômega 3 a linhaça combate as doenças cardíacas, diminuindo o colesterol ruim, a pressão arterial e evitando a formação de coágulos.

Alivia a TPM e problemas da menopausa – A semente de linhaça ajuda no equilíbrio hormonal, pois, a lignana presente nela imita o estrógeno, o hormônio feminino que fica baixo durante a menopausa e a TPM, aliviando assim, ondas de calor, fraqueza emocional e outros sintomas comuns dessas épocas.

Melhora a pele – O consumo diário da semente de linhaça deixa a pele mais suave e hidratada evitando problemas como: rachaduras, acne, pano branco e espinhas, sendo também um excelente ingrediente para receitas caseiras que hidratam o rosto e os cabelos.

Trata a inflamação – O consumo regular da semente de linhaça evita a inflamação, inchaço e retenção de líquidos, isso acontece porque a semente ajuda os rins a excretar o sódio e água do corpo.

Actuali