Benefícios da Granola

Inventada em 1870 pelo sanitarista Americano John Harvey Kellogg, a granola é uma mistura de frutas secas, grãos (fibra de trigo, aveia e flocos de arroz), certos tipos de sementes (castanha de caju, amendoim e castanha-do-Pará) e tem em sua composição grande quantidade de carboidratos, fornecendo energia para o organismo.

Esses carboidratos apresentam menor índice glicêmico, permitindo um aumento mais lento da glicemia no sangue, ajudando a saúde em geral.

Mas a granola possui muitos outros benefícios para o organismo,  e explicaremos  alguns deles nesse artigo.

7 Benefícios da Granola

Baixa o colesterol

Na aveia existem fibras solúveis que são altamente úteis para reduzir os patamares de colesterol ruim das artérias. Essas fibras também se conectam aos ácidos biliares e em conjunto eles destroem as moléculas de gordura, diminuindo-as e auxiliando-as a atravessarem o tubo digestivo e possibilitando assim sua remoção do organismo.

Auxilia na perda de peso

As fibras contidas nos cereais integrais da granola aumentam os níveis de saciedade reduzindo a velocidade da digestão, causando perda de peso. É importante para isso consumir apenas granola sem alto grau de açúcar e gorduras ruins, já que existem diferentes tipos de misturas que compõem este produto.

Melhora a condição cardiovascular

O trabalho de redução do colesterol ruim também ajuda na saúde cardíaca reduzindo substancialmente o risco de ocorrerem males do coração como arteriosclerose, infarto, derrame, entre outros.

Aumento da energia

A granola aumenta o metabolismo melhorando a qualidade do consumo de energia pelo organismo. A granola também possui uma extensa gama de minerais fundamentais para o bom funcionamento do nosso corpo como magnésio, fósforo, zinco, cobre, manganês e selênio. Uma boa demonstração disso é o magnésio que participa de mais de 300 reações enzimáticas do organismo, incluindo a produção de energia, o uso eficiente do cálcio e a manutenção da saúde dos nossos ossos.

Prevenção da anemia

A aveia presente na granola é muito rica em ferro, que é fundamental na produção e saúde dos glóbulos vermelhos do sangue. Quando falta ferro no organismo, os glóbulos vermelhos reduzem causando anemia. Cansaço, dores de cabeça, problemas intestinais e dificuldade de aprendizado são alguns dos sintomas dessa doença que através da aveia contida na granola, pode ser tratada e prevenida.

Redução da hipertensão

A hipertensão ou pressão alta causa entre outros problemas, risco elevado de doenças cardíacas, derrame e problemas renais e a granola por possuir pouco sódio e muito potássio reduz esses riscos. Acrescentar frutas secas e frescas, como banana e consumi-las com leite desnatado ou iogurte natural pode aumentar ainda mais esse incrível efeito da granola.

Melhora a saúde do cérebro

O Ômega 3, que é um tipo de gordura poli-insaturada presente na granola é preponderante para o bom funcionamento do cérebro. A granola também é rica em vitamina E, um antioxidante que reduz os radicais livres do organismo melhorando assim o funcionamento do sistema nervoso.

Actuali