Benefícios da Cebola

A cebola está presente em nosso dia a dia ao longo de toda a nossa vida e isso nos dá a impressão de que é um alimento comum e neutro, que apenas dá sabor a comida e mais nada.

Mas esse pensamento está totalmente equivocado, pois a cebola é um alimento super antigo e tem uma infinidade de usos e aplicações incríveis e surpreendentes.

Aqui temos apenas alguns exemplos que vão mudar definitivamente sua visão a respeito da cebola.

7 Benefícios da cebola para a Saúde

Ajuda na perda de peso

Através da quercetina, que é um flavonoide que combate inflamações e acelera o metabolismo, a cebola ajuda a acelerar a perda de peso, sendo um auxiliar importante nos regimes de emagrecimento. Além disso, a cebola tem pouquíssimas calorias e traz uma forte sensação de saciedade, ajudando a controlar a fome. Não se esquecendo das fibras, que reduzem o acúmulo de gordura no organismo.

Aumenta a testosterona

Estudos recentes indicaram que grandes quantidades de cebola aumentam os níveis de testosterona no organismo, e a testosterona ajuda no ganho de músculo, sendo ótima para quem esta ganhando massa magra.

Melhora a circulação

A cebola tem um componente chamado dialil dissulfeto, que previne a formação de coágulos e também diminui o colesterol ruim, sendo muito importante para a melhora da circulação.

Combate a prisão de ventre

As fibras são fundamentais para o bom funcionamento intestinal. Porém a maioria dos brasileiros não consome os 25 a 30 gramas diárias de fibra alimentar, recomendada pelos órgãos de saúde. Uma cebola de tamanho médio já tem cerca de 10% da fibra diária necessária. Portanto a cebola reduz sensivelmente a probabilidade de se ter prisão de ventre.

Reduz o envelhecimento da pele

A cebola tem as vitaminas A, C e E que tem forte ação antioxidante, reduzindo os riscos de envelhecimento acelerado da pele por causa dos raios ultravioletas e pelo excesso de radicais livres. Além de consumir a cebola na forma de alimento, massageie a pele com suco fresco de cebola aumentando assim a circulação e melhorando o aspecto geral do tecido, deixando a pele mais macia e flexível.

Ajuda a controlar a glicemia

A cebola é rica em um mineral chamado cromo. Esse mineral tem a propriedade de melhorar a tolerância das células à glicose e aumentar a sensibilidade à insulina. O bulbo da cebola contém ainda glucoquinina, que é uma substância que funciona como uma espécie de insulina vegetal.

Atua na prevenção do câncer

Diversos estudos têm apontado para a cebola como um forte combatente ao câncer, pois os polifenóis e os compostos sulfurados da cebola podem impedir o crescimento de alguns tipos de câncer, entre eles os de cólon, estômago, ovário e laringe.

Estudos também comprovaram que na Geórgia nos Estados Unidos e na China existem muito menos casos de câncer de estômago, pois nesses lugares se consome grande quantidade de cebola.

Actuali

Leave a Reply