Benefícios da Aveia

Na natureza podemos encontrar diversos ingredientes que fazem muito bem a saúde, entre os quais está a aveia. A aveia possui muitos nutrientes que são importantes para a saúde de todo o corpo.

A aveia é rica em carboidratos e proteínas que mantém as pessoas com energia para realizar as atividades diárias. O alimento mais conhecido feito com a aveia é o mingau, que é uma ótima opção para o café da manhã. A aveia oferece muitos benefícios para o nosso corpo.

No Brasil a aveia pode ser encontrada em diferentes formas, são elas: em flocos, farelo, farinha, com sabor, instantânea e também adicionadas em outros produtos.

Quais os Benefícios da Aveia ?

Fonte de energia – A aveia é um alimento com baixo índice glicêmico, quer dizer os carboidratos presentes na aveia são absorvidos lentamente, fazendo com que não ocorram picos de glicemia e de insulina. Esse tipo de carboidrato dá mais energia para praticar exercícios físicos e realizar as atividades do dia a dia.

Auxilia na perda de peso – A aveia tem muitas calorias, no entanto se for consumida nas quantidades certas pode auxiliar no emagrecimento, porque ela é rica em fibras, substâncias que dão maior saciedade por muito tempo, evitando os lanches fora de hora.

Ajuda no ganho de massa muscular – A aveia possui uma grande quantidade de proteínas vegetais, por isso auxilia no crescimento da massa muscular, além disso, esse alimento é uma rica fonte energética. A aveia também ajuda no crescimento da massa muscular, porque oferece outros nutrientes, como vitaminas do complexo B e ferro que trabalham ao mesmo tempo, no carregamento do oxigênio pelo organismo para dentro dos músculos e no metabolismo.

Protege de doenças cardiovasculares – Estudos afirmam que consumir aveia e outros grãos ajuda na saúde do coração e das artérias, pois reduz a pressão sanguínea e as chances de contrair doenças do coração.

Diminui o colesterol – A fibra beta glucana encontrada na aveia reduz o colesterol ruim fazendo com que praticamente desapareçam as chances de desenvolver uma doença cardíaca.

Previne a insuficiência cardíaca – A aveia é um alimento muito importante na saúde do coração, porque ela também combate a insuficiência cardíaca, que atinge em especial as pessoas idosas.

Protege a pele – A aveia tem a capacidade de normalizar o pH da pele, trabalhando como calmante ajudando a combater a coceira e a irritação. A aveia oferece muitos benefícios para a pele porque ela possui uma grande concentração de beta glucana e amidos, ela também tem compostos fenólicos com atividade anti-inflamatória e antioxidante, e outros nutrientes, como vitaminas do complexo B, selênio, zinco e cobre.

Portanto a aveia é um alimento rico em nutrientes benéficos para a nossa saúde e o melhor é que ela pode ser consumida em todas as refeições.

Actuali