Benefícios do Alpiste

O alpiste, que tem nome científico Phalaris canariensis, é uma planta que possui flor e pertence à família Poaceae.

Normalmente o alpiste é utilizado para alimentar pássaros, mas recentemente se descobriu que ele pode ser consumido por humanos e com um sem número de inacreditáveis aplicações, inclusive pode ser consumido em forma de leite e chá. Porém quais seriam essas utilidades do alpiste?

Nesse artigo falamos para você quais são os principais e inovadores usos descobertos para o alpiste.

Benefícios do Alpiste para a Saúde

Melhora a saúde dos rins 

O alpiste tem a incrível propriedade de eliminar o excesso de líquidos nocivos presentes em todo o nosso organismo, trazendo para os rins enzimas capazes de melhorar o seu funcionamento. Portanto se você tem problemas no funcionamento dos seus rins o alpiste pode ser uma ótima opção.

Ajuda a controlar o colesterol

O alpiste ajuda a aumentar o HDL. HDL é o colesterol presente no nosso organismo que ajuda o sangue a circular com fluidez através do coração, mantendo as artérias limpas e saudáveis, pois não acontece o acúmulo de placas de gordura tanto nas artérias, como no próprio coração.

Por outro lado o alpiste reduz o LDL, que é um colesterol que se acumula nas artérias trazendo uma série de doenças graves para o coração.

Altos níveis de HDL e baixos níveis de LDL também ajudam a perder peso e aumentar a massa muscular.

Combate a hipertensão

O chá de alpiste é um ótimo tratamento para a hipertensão, pois por ser diurético, reduz a pressão sobre as artérias, já que combate o acúmulo de água no sangue. Com isso as artérias têm menos trabalho para circular pelo organismo, levando o sangue para todos os tecidos combatendo a morte celular e vários males cardíacos que vêm junto com a hipertensão.

Contém varias vitaminas e vários minerais, combatendo a carência dos mesmos

O alpiste contém grande quantidade de vitaminas do complexo B, vitamina A e vitamina E.

Além do mais o alpiste possui cálcio, fósforo, ferro, potássio, manganês e muitas fibras e proteínas.

Tanto a carência dessas vitaminas como desses minerais causam graves problemas de saúde, e o alpiste ajuda a repor esses importantes nutrientes.

Já as fibras e  as proteínas contidas no alpiste ajudam na construção muscular e celular, sendo fundamentais para uma boa saúde geral.

Combate o diabetes

A grande quantidade de proteínas principalmente do leite de alpiste que é até maior do que a presente na carne vermelha, além das enzimas contidas nele, ajuda a melhorar o funcionamento do pâncreas.

Como o pâncreas doente é a principal causa do diabetes o leite de alpiste combate fortemente essa terrível doença.

Dessa forma fica claro como o alpiste é um alimento incrível e que pode tratar diversos problemas de saúde.

Actuali