Apendicite: o que é, sintomas e tratamentos

O apêndice é um pequeno órgão que fica localizado do lado direito do abdómen, o apêndice está ligado ao intestino mas não tem nenhuma funcionalidade para o bom funcionamento do organismo. A apendicite acontece quando se dá a inflamação ou rebentamento do apêndice. Quando se sente dores nesta zona do corpo a maior preocupação é que seja uma apendicite, deve estar atento a todos os sintomas.

O apêndice possui um formato muito parecido com um dedo gordo e curvado, localiza-se no lado direito do corpo, próximo ao intestino, devido à sua posição o apêndice está sujeito a infecções e inflamações.

As principais causas para uma apendicite são a entrada de fezes no apêndice, infecções bacterianas, diminuição do fluxo sanguíneo e a rutura do mesmo.

O que é apendicite

Sintomas da apendicite

Os sintomas variam de pessoa para pessoa para pessoa, para além da dor localizada na zona direito do corpo os sintomas associados são:

  • Vómitos
  • Enjoos
  • Febre superior a 37.5
  • Perda do apetite
  • Calfrios
  • Diarreia
  • Dor quando anda ou quando tosse

Depois de uma avaliação dos sintomas o médico deve pedir alguns exames complementares exame à urina, raio-x do abdómen e outros exames que considerar importantes para fazer o diagnóstico correto.

Tratamento para apendicite

O único tratamento para a apendicite aguda é a cirurgia para retirada do apêndice, o tratamento para a apendicite crónica, pode passar apenas pela toma de antibióticos e repouso. Atualmente a cirurgia é bastante mais simples, e pode ser realizada através de laparoscopia, ou seja, através de furos feitos no abdómen.

A recuperação de uma cirurgia ao apêndice depende de vários factores, se o apêndice for removido antes de romper, a recuperação é quase imediata, se o apêndice romper antes da cirurgia, podem acontecer outras complicações e a recuperação é mais lenta.

Actuali