Alimentos que fazem bem para grávidas

Durante a gravidez, além de uma dieta equilibrada e saudável, há também um conjunto de alimentos que deve inserir na sua alimentação, já que contêm substâncias benéficas para a grávida e para a gestação.

Conheça aqui alimentos que fazem bem para grávidas.

Lista de alimentos que fazem bem na gravidez

alimentos fazem bem gravidez

Laranja

Esta fruta, além de ser muito rica em vitamina C, contém ainda um conjunto importante de outros nutrientes importantes para o bebé e para a mãe. Assim, a laranja é fonte de vitamina A e C, potássio, fósforo, ferro e cálcio. Além disso, é também rico em fibras, o que ajuda na regularização do trânsito intestinal.

Sardinhas

A sardinha é um peixe altamente nutritivo, contendo ácidos graxos essenciais, vários minerais e vitaminas, e ainda, proteínas de alto valor biológico. Outros peixes que têm um valor semelhante à das sardinhas são por exemplo a cavala ou o salmão.

Ovos

Os ovos são uma fonte de proteínas e colina, essenciais para a formação do bebé, além de conter um leque muito variado de minerais e vitaminas. É ainda um alimento pouco calórico, o que ajuda no controlo do peso. Durante a gravidez os ovos devem ser muito bem cozinhados, para evitar o risco de contaminação por salmonela.

Feijão

O feijão é uma fonte vegetal de proteínas, contendo ainda um grande conjunto de outros nutrientes essenciais para a saúde da mãe e para o desenvolvimento do bebé. Nesses nutrientes podemos incluir as fibras, hidratos de carbono (carboidratos), minerais (cálcio, magnésio, zinco e ferro), vitaminas, e claro, as proteínas. Além disso, tem também substâncias antioxidantes.

Pão integral

O pão integral é um pão que usa cereais integrais, sendo por isso mais completo que o pão simples. O pão integral contém grandes quantidades de vitaminas e minerais, além de ser uma fonte de hidratos de carbono complexos e de fibras. Consuma com moderação, pois apesar de ser mais nutritivo, é também mais calórico.

Aveia

A aveia é um cereal com grandes benefícios para a grávida. Além de ser rica em fibras solúveis, importantes no combate ao colesterol “mau” (LDL), ajuda também a manter o sistema imunológico nos seus níveis normais, o que se torna essencial para prevenir infeções e doenças.

Iogurte

O iogurte, especialmente os naturais ou com pouca quantidade de açúcar, são fontes importantes de proteínas e de cálcio, substâncias essenciais no desenvolvimento muscular e ósseo do bebé. Além disso, as bactérias que existem na formação do iogurte são importantes para ajudar a regular o trânsito intestinal.

Actuali