Alimentos que combatem o câncer

Uma das doenças que mais preocupam pessoas por todo o mundo é o câncer, ou cancro. Esta doença, que pode atacar qualquer zona do organismo, consiste na proliferação anormal do número de células.

Ou seja, são produzidas mais células do que as necessárias, e as mais velhas não morrem na altura devida.

Dessa maneira, formam-se massas de células, denominadas de tumores.

Estes tumores podem ser benignos ou malignos, sendo os malignos chamados de cancros.

Esta doença não tem, na maioria das situações, uma causa específica. Sendo assim, é por vezes difícil saber se algum dia irá ter cancro ou não.

Contudo, existem vários fatores de risco que favorecem o desenvolvimento desta doença. Assim, se os evitar, diminuirá a possibilidade de sofrer de um cancro. A alimentação, por exemplo, é um fator essencial no aumento ou diminuição do risco de aparecimento de um cancro.

Uma alimentação desequilibrada e pouco saudável, com poucos nutrientes protetores e reguladores, irá ser um fator de risco.

Obesidade, trânsito intestinal pouco fluido, acumulação de toxinas no organismo, alimentação pouco rica em antioxidantes, são exemplos de como uma má alimentação pode ser um fator de risco para o aparecimento de tumores malignos.

Pelo contrário, uma alimentação correta e equilibrada, que respeite as proporções de cada grupo alimentar, além de promover o controlo de peso, irá também fornecer algumas substâncias que podem ter um papel importante na prevenção do aparecimento e desenvolvimento de cancros.

Assim, os alimentos ricos em fibras irão ajudar a controlar o peso, mas também a regularizar o trânsito intestinal. Alimentos ricos em vitaminas A, C e em licopeno têm a capacidade de retardar e inibir o crescimento das massas anormais, ao mesmo tempo que estimulam a produção de células imunitárias que atacam essas massas.

Alimentos alcalinizantes favorecem a regularização da acidez do sangue, o que ajuda também a prevenir o cancro. Dessa forma, existe uma grande variedade de alimentos que incluidos numa dieta saudável, irão ajudar a prevenir o aparecimento de cancros.

alimentos que combatem o cancer

Lista de alimentos que combatem o cancro

– Tomate;
– Cenoura;
– Soja;
– Abóbora;
– Cebola vermelha;
– Leguminosas;
– Chicória;
– Uvas;
– Laranjas;
– Damasco;
– Romã;
– Brócolos;
– Alho;
– Azeite;
– Cereais integrais.

Actuali