Alimentos alcalinos

O equilíbrio do pH no organismo humano reveste-se de grande importância na manutenção da sua saúde e na prevenção de doenças.

Contudo, os hábitos alimentares atuais aumentam muito a acidez no sangue, elevando dessa forma também o risco de surgimento de vários problemas de saúde.

Como tal, é importante aumentar o consumo de alimentos alcalinos, que ajudem a equilibrar o pH e a reduzir a acidez no sangue.

Confira de seguida uma lista de alimentos alcalinos, e um exemplo de um menu diário para uma dieta alcalina.

alimentos-alcalinos

Alimentos alcalinos

A adoção de uma dieta mais alcalina é essencial para manter o pH do sangue equilibrado, e dessa forma, prevenir e combater doenças, mantendo o organismo mais saudável.

Na lista de alimentos alcalinos existem alimentos ligeiramente alcalinos, moderadamente alcalinos e altamente alcalinos. Confira uma lista de vários alimentos pertencentes a cada grupo.

Alimentos ligeiramente alcalinos: azeite, linhaça, óleo de fígado de bacalhau, quinoa, limão, cebolinho, ervilha, agrião, ervilhas, couve roxa, ginseng, alcachofra, couve-flor, cenoura, lentilhas, tofu, ervas aromáticas, óleo de coco, óleo de abacate, espelta, alho francês, etc.

Alimentos moderadamente alcalinos: alho, feijão, abacate, rabanete, tomate, pimentão, repolho, beterraba, soja, orégãos, pimenta cayena, tomilho, brócolos, gengibre, etc.

Alimentos altamente alcalinos: sementes de abóbora, cevada, salsa, pepino, sal mineral, erva de trigo, algas marinhas, coentros, stévia (adoçante), etc.

Uma dieta rica em alimentos alcalinos, além de ajudar a equilibrar o pH do seu corpo, é também útil para elevar o metabolismo do organismo, como por exemplo, o ginseng, gengibre ou a pimenta cayena, e para estimular a eliminação de toxinas, como são exemplos os alimentos diuréticos como o limão ou o pepino.

Exemplo de um menu diário de dieta alcalina

Confira de seguida um exemplo de um menu diário para uma dieta rica em alimentos alcalinos:

Pequeno-almoço: pão de cevada com azeite e um iogurte magro.
Lanche a meio da manhã: pão de espelta com chá de gengibre.
Almoço: salada de tomate e couve roxa, temperada com um fio de azeite, sumo de limão e orégãos, e um filete de frango grelhado com uma xícara de arroz.
Lanche a meio da tarde: peça de fruta e meia xícara de frutos secos.
Jantar: salada de alface, tomate e cebolinho, temperada com sumo de limão e orégãos, e soja estufada com quinoa.

Um menu, para ajudar a equilibrar o pH do organismo, deve conter 60% de alimentos alcalinos e 40% de alimentos ácidos.

Como tal, reforce a sua alimentação diária com alimentos alcalinos para melhorar o funcionamento do seu corpo.

Actuali

Leave a Reply