Alimentação para o vestibular

O vestibular é uma prova muito importante na carreira de qualquer estudante. A nota no vestibular é fundamental para conseguir entrar na faculdade pretendida, e como tal, é essencial estudar bastante, e de forma bastante organizada.

Um aspeto muitas vezes esquecido na hora de estudar e no momento de fazer o vestibular é a alimentação. Os dias que passa a estudar, e o momento do exame, requerem máxima concentração e energia.

Assim, neste artigo poderá conhecer como deve ser a alimentação para o vestibular.

Dicas de alimentação para o vestibular

Alimentação-Poderosa-Para-Quem-Vai-Fazer-O-Vestibular

Mente são em corpo são. Esta frase tão famosa mostra a relação direta entre a saúde e a mente. Assim, para que estejas em perfeitas condições físicas e mentais para a prova, deves alimentar-se de forma saudável e equilibrada.

De seguida deixamos algumas dicas importantes para a alimentação para o vestibular.

– Para que o corpo funcione em pleno, é fundamental respeitar os horários habituais de cada refeição. Para que a cabeça esteja a 100%, o organismo tem de receber todos os nutrientes necessários ao seu funcionamento, e como tal, basta saltar uma refeição para que isso tenha efeitos negativos no estudo e na concentração da prova. Assim, nunca se deve ficar mais de 3 horas se comer, e no dia da prova, o estudante deve alimentar-se até uma ou duas horas antes do início do vestibular.

– Se é importante alimentar-se a horas, para que o organismo não fique em deficit, é igualmente a qualidade daquilo que se ingere. Uma alimentação saudável, equilibrada e variada, com alimentos que ajudem na concentração, é essencial. Alimentos energéticos como frutas, cereais ou legumes, e alimentos proteicos e de fácil digestão, como carnes brancas, devem ser preferidos em detrimento de alimentos mais pesados e pouco saudáveis. Claro está que estes dias não são os mais apropriados para fazer experiências alimentares, sob o risco de ter alguma indisposição.

– Se gostas de beber um copo, estes dias não são os mais adequados para o fazer, já que o álcool pode fazer aumentar a desatenção, desconcentração, cansaço e irritação. Ou seja, em altura de vestibular, não beba.

– Um dos maiores problemas nos vestibulando é a angústia normal antes de cada prova. Para ajudar a acalmar e para focar a sua memória naquilo que interessa, alimente-se no dia com sumos, frutas, água, sanduíches saudáveis ou barritas de cereais.

Actuali

Leave a Reply