Alergia na Pele – Como Identificar e Tratar

As alergias de pele são cada vez mais comuns tanto em adultos como em bebés e crianças.

São muitos os fatores que contribuem para este fato como a poluição, a alimentação, medicamentos, alergias a pelos de animais e alergias a pólen e ácaros.

Tipos de alergia de pele

Existem 3 tipos diferentes de alergias na pele ou alergias cutâneas, cada uma com diferentes manifestações e origens.

Eczema atópico

É a mais comum, principalmente em crianças, deve-se ao contato com elementos como ácaros, pólen e alimentos como leite de vaca, ovo e frutos secos.

O eczema atópico manifesta-se através de prurido, vermelhidão na face e pele seca nas dobras do corpo e manchas vermelhas, pode ser um caso pontual ou um caso crónico.

Eczema de contato

Como o nome indica, este tipo de alergia ocorre quando a pele entra em contato com substâncias ou objectos que causam a alergia como cremes e metais. As reacções a estas substâncias surgem 48 a 72 horas após o contato e manifesta-se através de prurido e vermelhidão na zona.

Urticária

A urticária pode ocorrer por diversas causas, entre elas, contato com ácaros, pólen, alimentos, medicamentos, picadas de insectos, mas as mais comuns estão relacionadas com o stress e infeções.

Quais são as principais manifestações da alergia na pele

A pele é o maior órgão do corpo humano e também aquele que está mais exposto a agentes que podem provocar alergias.

O eczema com a dermatite atópica traduz-se em manchas na pele, pele seca, vermelhão e comichão.

Entre outras manifestações pode aparecer urticária e borbulhas. Estes sintomas podem surgir em qualquer parte do corpo.

Tratamentos para alergias de pele

Independentemente do tipo de alergia, o tratamento deve ser sempre prescrito por um médico, nunca experimente medicamentos sem aconselhamento médico.

Os tratamentos mais comuns para tratar alergias de pele são os s anti-histamínicos e os corticóides em forma de comprimidos, de xaropes, de cremes ou de pomadas.

Actuali

Leave a Reply