7 Benefícios do cacau para saúde

O cacau é mundialmente conhecida pelos seus grãos, a partir dos quais se faz o delicioso chocolate. Contudo, o cacau serve para muito mais que isso. Devido à sua composição nutricional, este fruto oferece um conjunto variado de benefícios para a saúde. Confira de seguida 7 benefícios do cacau para saúde.

Informação nutricional do cacau

Os grãos de cacau, cultivados principalmente na América do Sul e central, Ásia e África, são produzidos pela planta “Theobroma cacao“. Com mais de 300 constituintes importantes para a saúde, os grãos de cacau, quando corretamente integrados na alimentação, trazem inúmeros benefícios.

Na constituição do cacau incluem-se inúmeros minerais e vitaminas, e ainda, componentes como polifenóis, flavonoides, feniletilamina ou a teobromina. Confira de seguida os principais benefícios dos grãos de cacau para a sua saúde.

cacau-beneficios

Os Benefícios do cacau para a saúde

Sistema cardiovascular
O cacau contém vários constituintes, como o magnésio e polifenóis, importantes para reduzir a pressão arterial e para o correto funcionamento do coração. Além disso, o magnésio reduz o risco de formação de coágulos sanguíneos, ajudando por isso a diminuir as probabilidades de derrames cerebrais e ataques cardíacos.

Sistema nervoso
Integrando na sua composição substâncias como a serotonina, a dopamina e a feniletilamina (PEA), os grãos de cacau ajudam a promover a sensação de bem-estar, e ainda, a reduzir estados depressivos. Além disso, os flavonoides existentes nestes grãos estimulam o fluxo sanguíneo para o cérebro, ajudando assim a manter a saúde do sistema nervoso.

Prevenção de cancros
Devido à sua grande riqueza em substâncias antioxidantes, os grãos de cacau ajudam a reduzir o risco de aparecimento de problemas cancerígenos.

Sistema respiratório
Os grãos de cacau, sendo fontes de teofilina e xantina, podem ajudar a melhorar o fluxo do ar no tubo respiratório, sendo inclusive útil no tratamento de várias alergias. É por isso um ótimo alimento para ajudar a aliviar crises de asma brônquica.

Estimulante
O cacau é uma excelente fonte de energia, tendo também propriedades estimulantes. Os grãos de café, além de ajudarem a diminuir a ansiedade, ajudam ainda a aumentar o estado de alerta.

Pele
Contendo substâncias como a vitamina A, várias vitaminas do complexo B, retinol e ácido ascórbico, o cacau é de grande utilidade na indústria da estética e beleza.

Perda de peso
Estudos recentes revelam que os polifenóis existentes no cacau ajudam a melhorar a sensibilidade à insulina, o que por sua vez, facilita o esforço de emagrecimento. Além disso, sendo um antidepressivo natural, pode ajudar as pessoas a sentirem-se mais motivadas para levar o seu programa de controlo de peso até ao fim.

Actuali

Leave a Reply