7 Benefícios da lichia para saúde

A lichia é um fruto de pequenas dimensões, vermelho por fora, mas branco e carnudo na polpa. Doce e muito saborosa, é normalmente consumida crua.

Rica em fibras e hidratos de carbono, a lichia é ainda uma fonte bastante rica em substâncias muito benéficas para o organismo humano, entre as quais minerais como o magnésio, potássio, ferro, zinco, cálcio e fósforo, vitamina C e vitaminas do complexo B, como a niacina, vitamina B6, riboflavina e folato.

Sendo um fruto com uma composição tão variada, a lichia oferece inúmeros benefícios para a saúde humana. Confira de seguida 7 benefícios da lichia para saúde.

beneficios-da-lichia

Benefícios da lichia para saúde

Pele

Os maiores inimigos da pele são os radicais livres, responsáveis pela degradação das células e pelo envelhecimento precoce da pele.

Sendo a lichia um fruto rico em antioxidantes, o seu consumo regular irá ajudar a manter a pele mais jovem, e a promover uma regeneração mais eficaz.

Elementos como o oligonal e a vitamina C, entre outros antioxidantes deste fruto, são assim muito úteis na manutenção da saúde e beleza da pele.

Sistema digestivo

A lichia possui vários constituintes importantes no funcionamento do sistema digestivo, entre os quais as fibras alimentares e a vitamina C.

Além disso, as propriedades adstringentes podem também ser úteis contra as bactérias nocivas do intestino.

Crescimento do cabelo

Rica em vitamina B e C, mas também em tiamina e niacina, o consumo regular de lichia estimula o crescimento dos cabelos.

Ao promover o aumento da circulação sanguínea do couro cabeludo, irá também aumentar a nutrição e a oxigenação dos folículos, levando a melhores condições para o crescimento dos fios.

Emagrecimento

Rico em fibras e água, e pobre em calorias, a lichia pode ser muito útil num programa de perda de peso saudável.

Coração

Sendo um fruto rico em substâncias antioxidantes, a lichia possui várias propriedades benéficas para o sistema cardiovascular.

A lichia ajuda a reduzir a inflamação de vasos sanguíneos, a diminuir o colesterol LDL (mau) e a baixar os níveis da gordura visceral.

Pressão arterial

Outros dos benefícios da lichia para a saúde do sistema cardiovascular é a sua capacidade de controlar a pressão arterial.

Devido ao seu alto teor em potássio, o consumo de lichia irá ajudar a compensar o aumento da pressão arterial causado pela ingestão em excesso de sal.

Além disso, constituintes da lichia como o ferro, a vitamina C e os folatos têm também um papel importante para a redução da pressão arterial.

Prevenção de cancro

Rico em flavonoides, um poderoso antioxidante, a lichia pode ter um papel importante na prevenção do cancro da mama.

Actuali

Leave a Reply