7 Benefícios da beterraba para a saúde

A beterraba é um vegetal doce, de cor avermelhada, que pode ser consumido de várias formas. Assim, é habitual o seu uso em saladas, grelhado, assado, cozido ou como componente de sopas.

É pois um vegetal muito versátil, com a grande vantagem de trazer inúmeros benefícios para a sua saúde.

Com um baixo teor calórico, e com uma grande riqueza em minerais, vitaminas, fibras e antioxidantes, a beterraba é assim um excelente alimento para incluir regularmente na sua alimentação.

beneficios da beterraba para a saude

Os Benefícios da beterraba para a saúde

Sistema cardiovascular
Este alimento possui vários antioxidantes poderosos, como os flavonoides e os carotenoides, que atuam sobre o colesterol mau, promovendo assim a saúde do sistema cardiovascular. Além disso, os nitratos presentes na beterraba estimulam a produção de óxido nítrico no sangue, fundamental para manter os vasos sanguíneos dilatados, e dessa forma, a pressão sanguínea em níveis adequados.

Anemia
A beterraba é um alimento com um alto nível de ferro, e como tal, é perfeito para prevenir o aparecimento de anemias, ou então, numa alimentação adequada para pacientes já com essa doença.

Digestão
Sendo rica em fibras, a beterraba tem um papel importante no funcionamento digestivo e na regularização do trânsito intestinal. Além disso, a beterraba ajuda a manter a acidez no estômago num nível adequado.

Fígado
A beterraba possui elementos como a metionina, betaína e a beta-cianina, que promovem a desintoxicação do sangue e do fígado, ajudando assim a manter a saúde deste órgão. E um fígado saudável representa um organismo com mais saúde.

Cancro
A beta-cianina, a nitrosamina, e os vários antioxidantes presentes na beterraba, podem ter um papel importante na prevenção de cancros. Além disso, a beta-cianina tem a capacidade de promover a redução do metabolismo de células cancerosas, e dessa forma, prevenir o seu desenvolvimento.

Diabetes
Apesar de ser um alimento com um alto índice glicémico, na verdade, a beterraba ajuda a controlar o nível de açúcar no organismo, devido ao facto de ter uma baixa carga glicémica. Ou seja, a beterraba tem uma taxa de conversão da glucose no sangue muito baixa.

Pele
A beterraba, sendo rico em antioxidantes, é um alimento muito útil para combater os radicais livres e o envelhecimento precoce da pele. Além disso, o licopeno presente neste vegetal ajuda a manter a pele elástica, protegendo-a ainda da radiação solar.

Actuali