5 dicas para aliviar os gases do bebé

Além da fome, um dos motivos mais habituais para o choro de um bebé durante os primeiros meses de vida são os gases e as cólicas.

Os gases costumam surgir duas semanas após o bebé nascer, causado pelo facto de o intestino estar ainda em desenvolvimento.

Se o seu bebé sofre muito com os gases, então confira as nossas dicas que irão ajudar a aliviar o problema, reduzindo o sofrimento do bebé e a ansiedade dos pais.

aliviar-gases-bebe

dicas para aliviar os gases do bebé

As cólicas e os gases são causas de muitas noites mal dormidas e de muita ansiedade nos pais por não conseguirem aliviar o choro do bebé.

Contudo, há algumas dicas simples que irão ajudar a resolver o problema. Confira de seguida as nossas 5 dicas para aliviar os gases do bebé.

Dica 1 – Existem massagens muito úteis para ajudar o bebé a libertar os gases causadores das cólicas e das dores abdominais. Assim, massageie a barriga com movimentos circulares, no sentido do ponteiro dos relógios, ou então, dobre os joelhos do bebé contra a barriga, imitando de seguida o movimento de pedalar com as perninhas.

Dica 2 – O mingau, se tiver farinha a mais, pode provocar gases. Como tal, tenha o cuidado de seguir as instruções da embalagem, e ainda, variar os tipos de mingau e integrar o mingau de aveia, rico em fibras.

Dica 3 – Quando o bebé começar fazer uma alimentação com sólidos, deve-lhe dar bastante água, já que esta é essencial para o normal funcionamento do trânsito intestinal. Este cuidado deve também ser seguido se o bebé toma leite de lata.

Dica 4 – A alimentação da própria mãe pode ter influência nos gases do bebé, pois certas substâncias passam da mãe para o filho através do leite materno. Assim, reduza o consumo de alimentos que possam causar gases como as couves de bruxelas, repolho, ervilhas, grão-de-bico, feijão, brócolos, cebolas, etc.

Dica 5 – Caso o bebé não esteja a ser amamentado com leite materno, mas sim com leite de bebé, deve prepará-lo com cuidado, com a colocação de pós a mais pode criar gases e até mesmo obstipação.

Siga estas 5 dicas para aliviar os gases do bebé e dê noites mais descansadas ao seu filho e a si própria.

Actuali

Leave a Reply