12 Benefícios da ervilhas para saúde

As ervilhas, amadas por uns e odiadas por outros, são um dos alimentos mais versáteis, oferecendo sabor e riqueza a muitas receitas.

Pequenas, verdes e de cor redonda, as ervilhas são utilizadas de muitas formas, estando disponível todo o ano, especialmente devido ao facto de poderem ser compradas congeladas.

Altamente nutritivas, as ervilhas são fonte de muitas substâncias importantes para a saúde humana. Confira de seguida 12 benefícios da ervilhas para saúde.

ervilhas-beneficios

Benefícios da ervilhas para saúde

Diabetes – tendo um baixo índice glicémico, as ervilhas são alimentos ótimos para os diabéticos. Além disso, tendo propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, as ervilhas ajudam a prevenir o seu aparecimento.

Diminuição da depressão – os folatos são substâncias essenciais na manutenção do humor, e como tal, sendo ricas nesta substância, as ervilhas podem ser úteis na diminuição de depressões.

Prevenção de anemias – sendo rica em ferro, as ervilhas podem ajudar a prevenir a anemia, ou ser um alimento útil em caso de ocorrência desta doença.

Perda de peso – Rica em fibras e pobre em calorias, as ervilhas podem ser muito úteis para ajudar a aumentar a saciedade, controlando mais facilmente o apetite.

Sistema digestivo – ricas em fibras, sobretudo insolúveis, ajudam a regularizar o trânsito intestinal e a prevenir a obstipação.

Sistema imunológico – Rico em nutrientes protetores, como as vitaminas A e C, ácidos graxos, e antioxidantes como os carotenoides, flavonoides e polifenóis, as ervilhas ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

Coração – ricas em diversos fitonutrientes, as ervilhas ajudam a prevenir coágulos sanguíneos.

Prevenção da aterosclerose – substâncias como as vitaminas B1, B2, B3 e B6, bem como o folato, ajudam a prevenir a formação de placas nas artérias.

Controlo do colesterol – devido à presença de niacina e ómega-3, a ervilha é um alimento importante no combate ao colesterol.

Prevenção de cancro – ricas em antioxidantes, as ervilhas ajudam a prevenir o aparecimento de cancros e reduzem o metabolismo das células cancerígenas.

Pele – Fonte de vários antioxidantes naturais, como a vitamina C, o consumo de ervilhas ajuda a combater os radicais livres e a prevenir infeções microbianas.

Prevenção da osteoporose – ricas em vitamina K, essencial na absorção do cálcio, mas também em vitamina B1 e ácido fólico, as ervilhas ajudam a reduzir os riscos de desenvolvimento de osteoporose.

Actuali

Leave a Reply