10 benefícios das anchovas para a saúde

A anchova é um peixe rico em benefícios para a saúde humana. Fonte de importantes nutrientes, como as vitaminas E e D, minerais ferro, potássio, selénio, iodo, cálcio e fósforo, gorduras saudáveis e proteínas magras, a anchova é assim uma excelente opção para integrar a sua dieta.

A sua riqueza nutricional, aliada ao facto de ser um peixe de pequenas dimensões e com pouca capacidade de absorção de mercúrio em quantidades nocivas, fazem da anchova um alimento com grandes benefícios para a sua saúde. Confira de seguida os benefícios das anchovas para a saúde.

anchova-beneficios

10 benefícios das anchovas para a saúde

Colesterol
As gorduras saudáveis existentes nas anchovas fazem deste alimento muito útil no combate ao colesterol LDL, o mau colesterol.

Rugas
A anchova possui uma combinação muito útil para ajudar a combater e a regenerar a pele, sendo por isso excelente para prevenir o surgimento de rugas.

Ossos
Este pequeno peixe é rico em cálcio, mas também vitamina A. Ambas as substâncias são essenciais para a manutenção da saúde dos ossos.

Pele
A combinação de vitamina E, ácidos graxos e selénio, promovem uma pele mais bonita, jovem e saudável.

Sistema cardiovascular
Sendo uma importante fonte de ácidos graxos polinsaturados, o consumo regular de anchova promove a redução do risco de problemas cardiovasculares.

Reparação Celular
A proteína magra existente na anchova é muito útil na reparação e crescimento do tecido celular conjuntivo, sendo por isso excelente para manter a firmeza da pele e aumentar a massa muscular magra.

Dentes
Sendo rico em cálcio, a anchova ajuda a fortalecer os ossos e a mantê-los fortes e saudáveis.

Olhos
A vitamina A presente nas anchovas é essencial para manter uma boa saúde ocular. Esta vitamina possui um papel relevante na manutenção da visão e na prevenção de problemas relacionados com o envelhecimento, como por exemplo as cataratas e a degeneração macular.

Menos risco de toxicidade
Um dos problemas atuais dos alimentos marinhos são os níveis de mercúrio existentes em alguns peixes e mariscos. No entanto, devido ao seu tamanho pequeno e ao ciclo de vida bastante curto, as anchovas nunca possuem um nível alto de mercúrio.

Emagrecimento
Sendo rico em proteína magra e pobre em calorias, as anchovas são uma excelente adição a uma dieta promotora da perda de peso.

Actuali

Leave a Reply