10 Benefícios da castanha do caju para saúde

A castanha do caju, tal como outras oleaginosas, são alimentos com inúmeros benefícios para a saúde humana.

Ingerida em moderação, a castanha do caju é uma excelente adição à sua dieta. Rico em minerais como fósforo, ferro, magnésio, zinco e selénio, em proteínas, em ácidos graxos, antioxidantes e fitoquímicos, este alimento traz consigo inúmeros benefícios para a sua saúde.

Confira de seguida 10 benefícios da castanha do caju para saúde.

castanha-do-caju

10 Benefícios da castanha do caju para saúde

Prevenção de cancro
Sendo rico em flavonoides, como as proantocianidinas, a castanha do caju tem um papel importante na prevenção de alguns cancros, sobretudo o cancro do cólon. Além disso, devido à sua composição em antioxidantes, ajuda ainda a combater os radicais livres que muitas vezes estão por detrás do aparecimento de tumores.

Sistema cardiovascular
A castanha do caju é um alimento com um teor de gordura baixo, e a que possui é uma gordura monoinsaturada saudável, denominada de ácido oleico. Esta gordura ajuda a reduzir os níveis de triglicéridos, e dessa forma, a diminuir o risco de ocorrência de doenças cardíacas. Além disso, o magnésio presente neste alimento ajuda a baixar a pressão arterial.

Combate o colesterol
A castanha do caju tem também um efeito muito importante no controlo do colesterol, essencial para uma boa saúde cardiovascular.

Saúde dos rins
De acordo com um estudo realizado em mais de 80 mil mulheres, o consumo regular de castanhas do caju, entre outras nozes, ajuda a reduzir em 25% o risco de desenvolvimento de cálculos biliares.

Mantém a pele e o cabelo bonitos
O cobre é outra substância encontrada na castanha do caju, sendo um componente fundamental de várias enzimas. Uma delas é responsável pela conversão da tirosina em melanina, pigmento que dá a cor à pele e ao cabelo.

Saúde dos ossos
A castanha do caju é rico em magnésio, substância essencial para a saúde dos ossos.

Saúde da pele
A castanha do caju contém na sua composição substâncias importantes para o funcionamento das enzimas responsáveis pela estimulação da produção do colágeno e elastina. Dessa forma, o seu consumo irá promover a manutenção da firmeza e elasticidade da pele.

Saúde do sistema nervoso
Este alimento ajuda a manter as células nervosas ativas, mantendo assim o seu sistema nervoso mais saudável.

Alívio de enxaquecas
Estudos recentes mostram que o magnésio ajuda a reduzir o número de crises de enxaquecas. A castanha do caju pode ser assim um ótima fonte de magnésio e ajudar a aliviar o problema de enxaquecas.

Actuali

Leave a Reply