10 benefícios da aloé vera para saúde

A aloé vera é uma planta amplamente conhecida pelos seus benefícios cosméticos e medicinais, sendo utilizada em inúmeros produtos.

O gel retirado das suas folhas suculentas pode ser usado de muitas formas, oferecendo inúmeros benefícios para o organismo humano. Constituída essencialmente por água, o aloé vera é uma fonte rica de vitaminas A, B1, B2, C e D, minerais que funcionam como eletrólitos, e entre muitos outros princípios ativos com variadas ações benéficas para o corpo humano.

Esta planta possui propriedades cicatrizantes, calmantes, antibacterianas, anti-inflamatória, coagulante, inibidora de dor, entre várias outras.

beneficios-da-aloe-vera

Os benefícios da aloé vera para saúde

Confira de seguida 10 benefícios da aloé vera para saúde.

Pressão arterial: A aloé vera tem propriedades vasodilatadoras o que facilita o fluxo sanguíneo, baixando assim a pressão arterial.

Pele: Muito utilizada na cosmética e em produtos de tratamento para a pele, a aloé vera possui diversos benefícios para a pele, entre os quais aliviar e tratar queimaduras, irritações de pele, feridas, cortes, e ainda, no combate a rugas e ao envelhecimento da pele.

Digestão: Devido às suas propriedades laxativas, a aloé vera ajuda a regularizar o trânsito intestinal. Esta planta ajuda ainda a acalmar e cicatrizar úlceras, e tem um papel ativo na prevenção de distúrbios gastrointestinais.

Diabetes: Devido à presença de glicoproteínas e polissacáridos, além do elevado teor de fibras, o organismo consegue utilizar de uma forma mais controlada a glicose. A aloé vera é assim muito útil na redução do nível de açúcar no sangue e no controlo da diabetes.

Cabelo: A aloé vera pode ser aplicado no couro cabeludo para promover o crescimento do cabelo. Esta planta possui várias enzimas importantes, e ainda, aminoácidos essenciais para a nutrição do cabelo.

Saúde bocal: O consumo regular do suco de aloé vera ajuda a fortalecer gengivas e dentes.

Sistema imunitário: Devido à sua grande composição de substâncias antioxidantes, minerais, vitaminas e aminoácidos, a aloé vera promove o fortalecimento do sistema imunitário.

Colesterol: Algumas substâncias antioxidantes existentes na aloé vera ajudam a reduzir o colesterol mau.

Prevenção do cancro: Os polissacáridos existentes na aloé vera têm um papel importante no combate ao aparecimento de células cancerosas no organismo. Além disso, esta planta tem ainda outras substâncias consideradas anticancerígenas.

Combate a infeções: Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, esta planta é bastante útil no combate a infeções, sendo aplicada diretamente sobre feridas e cortes.

Actuali

Leave a Reply