10 Benefícios do amendoim para saúde

O amendoim não é apenas um fruto seco muito popular para ser comido como aperitivo. Ele contém diversas substâncias que fazem dele muito útil para a manutenção da saúde do seu organismo.

Mas atenção, isso não significa que deve começar a comer amendoim em grandes quantidades. Consuma, mas moderadamente e sem serem salgados, e receberá diversos benefícios deste alimento. Confira de seguida 10 benefícios do amendoim para saúde.

beneficios-do-amendoim

Benefícios do amendoim para saúde

Redução do stress
Devido à presença na sua composição de triptofano, um aminoácido vital na regulação do humor, o amendoim tem um papel importante na prevenção e redução de stress.

Crescimento muscular
O amendoim é uma fonte proteica vegetal bastante interessante, sendo por isso bastante útil no processo de crescimento, mas também, no desenvolvimento de massa muscular.

Perda de peso
Apesar de ricos em gorduras, estas são constituídas essencialmente por ácidos graxos monoinsaturados. Este tipo de gordura, além de ser essencial para a saúde humana, ajuda a acelerar o metabolismo e a controlar o apetite.

Pele
Ricos em antioxidantes, os amendoins ajudam a proteger a pele dos radicais livres, prevenindo assim o envelhecimento precoce.

Reprodução humana
Os amendoins contêm folatos, que ajudam a aumentar a fertilidade feminina.

Regulação de açúcar no sangue
Devido à presença de manganês, o amendoim tem a capacidade de elevar o metabolismo dos hidratos de carbono, conseguindo assim regular os níveis de açúcar no sangue.

Sistema cardiovascular
Os amendoins, tal como outros frutos secos, são ricos em ácidos graxos monoinsaturados, essenciais para a saúde do organismo. Estas gorduras saudáveis são importantes para reduzir o colesterol LDL (mau) e prevenir doenças coronárias. Além disso, o ácido oleico presente no amendoim dificulta a acumulação de gordura nas paredes das artérias e facilita o fluxo sanguíneo.

Prevenção de cancros
O ácido oleico, um dos vários antioxidantes do amendoim, ajuda a retardar o metabolismo das células cancerosas, inibindo assim o crescimento dos tumores. Além deste, tem outros antioxidantes bastante úteis na prevenção de cancros.

Ossos
O consumo regular de amendoins pode ajudar a prevenir a artrite reumatoide, já que várias substâncias presentes neste alimento reduzem a rigidez e a dor.

Sistema nervoso e memória
O amendoim contém na sua constituição várias substâncias que promovem o aumento do fluxo sanguíneo no sangue, o aumento das atividades cerebrais e a desencadear a memória. Estas incluem a niacina, os bioflavonoides, e a vitamina B2.

Actuali

Leave a Reply